Organizações: Luís Ernesto Barnabé (UENP) e Uiran Gebara da Silva (UFRPE)
Mesa 1 (29/11, 14h-17h)
Abner Alexandre Nogueira (Unesp), Fúria de Titãs (1989 e 2010) e o ensino de História Antiga: possibilidades de abordar a mitologia grega no ensino
Mayra dos Santos Gomes (UNIFESP), Imersão ao Antigo: o uso de Escape Room para o ensino de História Antiga
Renata Dariva Costa (UFSC), A História Antiga e Medieval no tabuleiro: práticas lúdicas de ensino através do jogo de xadrez
Andrea Lucia Dorini de Oliveira Carvalho Rossi (UNESP), A pesquisa e o Ensino de História Antiga e as Humanidades Digitais
Mesa 2 (30/11, 14h-17h)
Gizeli da Conceição Lima (UFPI), História Antiga Escolar: reflexões sobre a democracia ateniense nos compêndios de história universal brasileiros
Uiran Gebara da Silva (UFRPE), O Rural no Ensino de História Antiga: Currículo e Histórias Globais
Luís Ernesto Barnabé (UENP), A escrita da História Antiga escolar no Brasil em finais do século XIX: análise dos compêndios de Charles Seignobos, João Maria da Gama Berquó e João Ribeiro
Fábio de Sousa Dantas (UFPB), Leitura de um Macunaíma indexado: sombras de uma história antiga e o estado autoritário brasileiro
Adailton Pires Costa (UDESC); Maicon de Farias Valsechi (UDESC), Para além do “Código de Hammurabi”: o direito mesopotâmico pré-hammurabiano nas “Leis de Eshnunna”
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Resumo e bibliografia do simp´ósio
Resumo: A temática da história antiga escolar passou a ser de interesse de pesquisadores brasileiros nas duas últimas décadas, seja pelo amadurecimento do próprio campo, como também a partir de debates suscitados no momento de reformas curriculares, quando inclusive emergiram questionamentos da sua própria pertinência no âmbito do currículo da educação básica. A formulação teórico-metodológica de tal objeto tende à ampliação quando se reconhecem as possibilidades da abordagem francesa da história das disciplinas escolares (CHERVEL, 1990; BRUTER, 1997) ou da didática da História empreendida na Alemanha (RÜSEN,2007), cujo objeto, o saber histórico desempenhando funções na vida cultural do tempo presente, por sua vez, dialoga com estudos de recepção e história pública. A composição multifacetada – História Antiga Escolar, cultura histórica e memória social – do presente simpósio temático configura-se, portanto, como um espaço para a partilha das investigações que tem por objeto a História Antiga articulada ao amplo escopo em torno da cultura escolar, da história das disciplinas escolares, do desenvolvimento de ações que promovam na educação básica novos temas e problemas da História Antiga: identidades, tolerância religiosa, sexualidade, trabalho e riqueza, poder e política, cultura e diversidade, e igualmente da articulação entre os saberes escolares com outros vetores, tais como a indústria cultural, na constituição de cultura(s) história(s) e memória(s) social(is).
Bibliografia
BITTENCOURT, Circe. Livro didático e saber escolar (1810-1910). Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.
BRUTER, Annie. L’Histoire Enseignée au Grand Siècle – Naissance d’une pédagogie. Paris: Benin, 1997.
CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: Reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, Porto Alegre, v. 2, p. 177-229, 1990.
FURET, François. O nascimento da História. In: FURET, François Oficina da História. Lisboa: Gradiva, 1986. p. 109-207.
RÜSEN, J. História Viva. Teoria da História da História III: formas e funções do conhecimento histórico. Brasília: UNB, 2007.
VECHIA, Ariclê; LORENZ, Karl. Michael. (Org.). Programa de ensino da escola secundária brasileira: 1850-1951. Curitiba, Brasil: Autores, 1998.