Organizadores: Camila Condilo (UnB), Fábio Faversani (UFOP), Ygor Klain Belchior (UEMG)

Programação

Mesa 1 (29/11, 14h-17h): Olhares diversos sobre a Antiguidade I

Camila Condilo (UNB), Animais como indicadores de instabilidade social no mundo grego antigo

Thiago do Amaral Biazotto (UNICAMP), Desamparo e confusão: Dario III e o exército persa no Mosaico de Alexandre

Maria Carolina Rodrigues (USP), Os Príncipes de Teh-Khet – Renovando alianças e autoridade na Baixa Núbia sob a XVIII Dinastia Egípcia (1555-1425 a.C.)

Gabriel Freitas Reis (UFSM), Territorialidades paralelas: a Sé de Viena entre o Papado de Roma e o Império de Constantinopla.

Renan Peixoto (USP/Bologna), As invasões bárbaras: inquietações antigas e contemporâneas.

Wendell dos Reis Veloso (UNIRIO/CEDERJ), Identidade Cristã Católica e Magia em De Civitate Dei de Agostinho de Hipona (Século V EC).

.

Mesa 2 (30/11, 14h-17h) – Olhares diversos sobre a Antiguidade II

Mariana Marchi Malacrida (UFSC), Apontamentos sobre a formulação da doutrina do direito natural na história do pensamento jurídico romano: a concepção de razão e ordem natural na literatura latina

Sarah Fernandes Lino de Azevedo (USP), O conceito de “Crimes Sexuais” para o estudo da sociedade e das instituições romanas do período da República e início do Império.

Anita Fattori (USP/Sorbonne), Mobilizando linguagem e negociando espaços: Estratégias de inserção de mulheres assírias no comércio de longa distância entre Mesopotâmia e Anatólia

Victoria Lacerda de Lima (UNIFESP), Homossexualidade feminina na Roma antiga (I d.C.): Prática comum ou resistência? Entre a religiosidade, as leis e as representações de experiências amorosas-sexuais

Vittória Vargas (UFSC), “Medusa já fora uma bela mulher”: entrelaçamento e a construção de uma imagem de Medusa nas Metamorfoses de Ovídio.

Juliana Magalhães dos Santos (USP), Desejo e morte: Erotismo em representação iconográfica ápula do século IV a.C.

.

Mesa 3 (01/12, 14h-17h): Recepção e usos do passado grecorromano

Ygor Klain Belchior (UEMG-Campanha), Os usos políticos da Esparta antiga pela extrema-direita brasileira

Lucas Arantes Lorga (UNIFESP), História antiga e nacionalismo: Usos de Fustel de Coulanges pela revista L’Action Française durante a França de Vichy (1940-1944)

Augusto Antônio de Assis (UNIFESP), Os cinejornais do Instituto LUCE e a Piazza Augusto Imperatore: Reflexões sobre o papel da Antiguidade na Itália fascista

Júlia Vitória Gonçalves de Lima (FURB) & Dominique Vieira Coelho dos Santos (FURB), Giambattista Vico (1668-1744) e sua Scienza Nuova: Um “proto-historicismo” como iniciador, sustentáculo ou ruptura da “querela dos antigos e dos modernos”?

Jessica Cabral (UFPR), Antigos Lugares, Novos Horizontes: tradução da obra de Jean-François Champollion

Fábio Faversani (UFOP), A “corrupção” de Catilina: estudo de um conflito aristocráticos e sua transmissão.

.

.

.

Resumo e bibliografia do simpósio

Resumo: O propósito deste Simpósio Temático é oferecer um espaço para a discussão dos mais diversos trabalhos e abordagens sobre a História Antiga em seus múltiplos entendimentos. Os Estudos Clássicos como um todo passam por vários processos de revisão e questionamento tanto de sua legitimidade quanto de seus contornos. Isto têm levado a uma transformação importante do campo com a multiplicação de temas de pesquisa e abordagens. O presente Simpósio Temático, assim, é proposto pensando na necessidade de o GTHA abarcar e acolher toda esta diversidade de trabalhos. Em síntese, outro título para este Simpósio poderia ser “omnibus”; todes vindes.

Bibliografia

COELHO, Ana Lúcia S.; BELCHIOR, Ygor K. BNCC e a História Antiga: Uma possível compreensão do presente pelo passado e do passado pelo presente. Mare Nostrum, v. 8, n. 8, 2017, p. 62–78.
CORSI, Semíramis. Aspectos do Ensino de História Antiga no Brasil: Algumas Observações. Alétheia: Revista de estudos sobre Antiguidade e Medievo. vol. 1, 2010. P. 145-155.
FAVERSANI, Fábio; SANTOS, Dominique Vieira Coelho dos; ROSILLO-LÓPEZ, Cristina. A história antiga entre o local e o global: integração, conflito e usos do passado / Ancient history between local and global: integration, conflict, and uses of the past. História Antiga: Diferentes Perspectivas / Ancient History: Different Perspectives. Revista Brasileira de História, v. 40, n. 84, 2020, p. 13-19
FRANCISCO, Gilberto da S. O Lugar da História Antiga no Brasil. Mare Nostrum (São Paulo), v. 8, n. 8, 2017, p. 30–61.
GUARINELLO, Norberto L. História Antiga. São Paulo: Contexto, 2013.
HECKO, Leandro. Usos do passado e educação histórica: temas sobre a Antiguidade em evidência. REDUH – Revista de Educação Histórica, 2015, p. 139–151.
LEITE, Priscila G. O Ensino de História Antiga no Brasil: Percepções a partir das propostas da BNCC. In: NETO, J. M. G. DE S.; MOERBECK, G.; BIRRO, R. M. Antigas Leituras: ensino de História. Recife/Rio de Janeiro: EDUPE/Autografia, 2020. p. 93–113.
MOERBECK, Guilherme. Em defesa do ensino da História Antiga nas escolas contemporâneas: Base Nacional Curricular Comum, usos do passado e pedagogia decolonial. Brathair 21 (1), 2021. p. 50-91.
SILVA, Uiran G. da; OLIVEIRA, Gustavo J. D. Editorial. Mare Nostrum – Estudos sobre o Mediterrâneo Antigo, v. 8, 2017, p. iv-vii.