Considerando a ampliação dos debates sobre Ensino de História Antiga, na educação básica e no ensino superior, divulgamos uma lista bibliográfica que reúne a produção nacional sobre o tema, incluindo artigos, periódicos, dossiês, livros, dissertações e teses acadêmicas e profissionais. A elaboração da lista teve como objetivo o registro das pesquisas sobre Ensino de História Antiga no Brasil e o acesso facilitado aos materiais, por meio do drive do GTHA. Convidamos todos a contribuírem com a construção e atualização coletiva da lista, iniciada pela Profa. Priscilla Gontijo Leite (UFPB), pelo Prof. Fábio Faversani (UFOP), pelo Prof. Fábio Joly (UFOP) e pela Profa. Beatriz Rezende Lara Pinton (Rede Municipal de Juiz de Fora – MG/Doutoranda do PPGHIS – UFOP). Esperamos que o presente material possa auxiliar no fomento a novas pesquisas e diálogos dentro da área, congregando pesquisadores, licenciandos, professores das IES e da educação básica.

Organizada em ordem cronológica / alfabética por autor

1987

FUNARI, P. P. A. Antiguidade, Proposta Curricular e Formação de uma cidadania democrática. Revista Brasileira de História, 7, 14, 1987, p. 261-262

1988

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1997

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2001

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2004

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2007

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CHEVITARESE, André Leonardo; SOUZA, Rogério José de. Percepções Étnicas e a Construção do Passado Brasileiro.In: CHEVITARESE, André Leonardo; CORNELLI, Gabriele; SILVA, Maria Aparecida de Oliveira (Orgs.). A tradição clássica e o Brasil. Brasília: Archai – UnB/FORTIUM, 2008.

CORNELLI, Gabriele. A outra margem do pensamento ocidental: o ensino da Filosofia Antiga no Brasil em tempos de globalização. In: CHEVITARESE, André Leonardo; CORNELLI, Gabriele; SILVA, Maria Aparecida de Oliveira (Orgs.). A tradição clássica e o Brasil. Brasília: Archai – UnB/FORTIUM, 2008.

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TRABULSI, José Antônio Dabdab. Tradição clássica, ensino e política na França da Terceira República. In. CHEVITARESE, André Leonardo; CORNELLI, Gabriele; SILVA, Maria Aparecida de Oliveira (Orgs.). A tradição clássica e o Brasil. Brasília: Archai – UnB/FORTIUM, 2008.

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DEGAN, Alex. Comentário ao artigo “O ensino e a pesquisa em História Antiga no Brasil: reflexões a partir dos dados da plataforma Lattes” de Dominique Santos, Graziele Kolv e Juliano João Nazário. In: Mare Nostrum – Revista do Laboratório de Estudos do Império Romano e Mediterrâneo Antigo da Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História. – v. 8, n. 8 (2017). – São Paulo: USP/FFLCH, 2017, p. 162-170.

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