Durante o XI Encontro Nacional de História Antiga, ocorrerá a exposição de pôsteres.

Local: Pátio interno do Bloco B (térreo)

Data: 29/11

Horário: entre 18h30 e 19h30

1. Bicentenário da Decifração dos Hieróglifos e o Ensino de Língua Egípcia

Autores: Caio Filipe dos Santos Negreiros (UFRRJ), Emanuel Amaro Dos Santos Fernandes (UFRRJ), Julia Annido Nunes (UFRRJ), Marcos José de Araújo Caldas (UFRRJ/UFRJ – PPGLC), Matheus Bittar de Paula Tavares (UFRJ), Nely Arrais Feitosa (UFRRJ), Yasmin Gomes Cardozo (UFRRJ)

Resumo: Em comemoração aos 200 anos da decifração dos textos hieroglíficos, por Jean-François Champollion (1790-1832), este pôster tem por objetivo valorizar os estudos sobre a Antiguidade Oriental e o ensino de história, estimular o aprendizado da língua e cultura no Egito clássico e apresentar os resultados do projeto de extensão intitulado Língua Egípcia: rudimentos à decifração de hieróglifos e histórico da língua – realizado pelos discentes integrantes do recém fundado Laboratório de Línguas Antigas (LALIA/UFRRJ), pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

.

2. A mulher em Homero e a relação entre casamento, rapto e estupro

Autora: Emily Sanches Almeida de Sousa (UnB)

Resumo: Apesar de sua narrativa ser dominada pelo heroísmo masculino, as conhecidas obras de Homero (Ilíada e Odisseia) possuem uma significativa presença de mulheres. Sua circulação, violação de seus corpos e de sua liberdade é uma constante importante para a jornada dos personagens e para o desenrolar da história. Nesse contexto, três categorias se mostram essenciais para o entendimento dessas violações: o casamento, o rapto e o estupro. Trata-se de ocorrências cuja correlação é notória nos poemas, mas mesmo assim essa estreita relação parece não ter sido discutida com a devida atenção na historiografia sobre Homero ou até mesmo na historiografia sobre a sociedade grega de forma geral. Sendo assim, este de trabalho de Iniciação Científica pretende explorar essas questões na obra de Homero. Com isso, espero contribuir para o debate sobre o tema das mulheres nessas obras oferecendo um estudo no qual se tenta entender os pontos de conexão e diferenciação entre esses três elementos.