Imagem da professora Margareth Bakos

Nota de Pesar pelo falecimento de Margaret Marchiori Bakos

É com imenso pesar que recebemos a notícia do falecimento da historiadora, egiptóloga e professora Margareth Marchiori Bakos. Bakos foi professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde lecionou sobre História do Brasil e História Antiga. Além disto, foi pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em História da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), integrou o quadro docente da Universidade Estadual de Londrina e foi bolsista produtividade do CNPq.

A professora Bakos iniciou sua carreira pesquisando história do Rio Grande do Sul e foi migrando seu interesse, desde os anos 1980, para a Egiptologia, área na qual realizou um estágio pós-doutoral na University College London entre os anos de 1988 e 1989. A partir do seu trabalho na PUC-RS, organizou por 19 anos as “Jornadas de Estudos do Oriente Antigo”, onde recebeu especialistas nacionais e internacionais, além de abrir espaço para a apresentação e formação de estudantes de todo o Brasil. Durante anos, este foi o evento mais importante do país dedicado aos estudos da antiguidade próximo-oriental. Na mesma universidade, coordenou o grupo de pesquisa “Africanidades, Ideologias e Cotidiano”, no qual iniciou seu trabalho de união entre as raízes africanas do povo brasileiro, a história do Egito antigo e a cultura contemporânea, sendo pioneira e referência nos estudos da Egiptomania no Brasil.

Publicou diversos livros e artigos em periódicos nacionais e internacionais, além organizar obras coletâneas. Na área de História Antiga, destacam-se seu trabalho de introdução aos hieróglifos, a obra coletiva sobre a Egiptomania no Brasil e os livros sobre mitos e religiosidade no Egito Antigo. Nos últimos anos, publicou um romance histórico apresentando a vila dos artesãos de Deir el-Medina, tema que pesquisou por anos.

Notável entre colegas e estudantes por sua gentileza e amabilidade, Margaret Bakos foi fundamental para a formação de algumas gerações de historiadores e historiadoras brasileiros.

O cerimonial e as homenagens acontecerão sábado (05/08/23), das 9:00 às 12:00 na Capela Histórica do Crematório Metropolitano, situada na Avenida Professor Oscar Pereira, 584, bairro Azenha, Porto Alegre / RS.

O GTHA presta suas condolências aos familiares e lamenta a perda de uma importante pesquisadora brasileira, referência basilar dos estudos da Antiguidade no país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *